O gestor escolar é uma peça fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino. Seu papel é garantir o bom desempenho da escola e superar os desafios que prejudicam o aprendizado dos alunos.
Além de funções administrativas e gerenciais, o gestor da escola se torna o líder da comunidade escolar, assumindo posições não só de liderança, mas também mediação e de coordenação para elaboração do Projeto Político Pedagógico.
Portanto, é importante que a gestão escolar tenha condições para criar um ambiente que incentive a participação ativa de todos, para garantir a melhoria da qualidade de ensino.
Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre o papel do gestor na escola, as suas principais funções e objetivos, além de quais as habilidades esperadas de um bom gestor escolar.
O que é a gestão escolar?
A gestão é um conceito que vem do campo empresarial, utilizado para definir o modelo de organização de empresas. Por esse motivo, o termo enfrentou resistência de educadores mais tradicionais, por identificarem em sua utilização um distanciamento dos objetivos pedagógicos.
No entanto, a gestão traz benefícios profundos para uma instituição de ensino, por ser um modelo que privilegia a interação entre os setores através do gerenciamento de pessoas, de processos e de estratégias em direção a um objetivo comum.
Diferentemente da administração escolar, a gestão não se limita ao aspecto técnico, englobando também outras atividades que promovem a qualidade da escola para os alunos, para os profissionais e para toda a comunidade que faz parte dela.
Se você quiser conhecer mais sobre o funcionamento da gestão escolar, suas características e como ela se divide, visite este artigo completo que preparamos sobre o tema.
Qual é o papel do gestor escolar?
O gestor escolar tem o papel de gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.
Assim, o objetivo central da gestão é garantir a qualidade de ensino e de aprendizagem para os alunos. Para isso, é necessário que o gestor assuma o papel de articulador entre todas as questões que envolvam a gestão pedagógica.
Quando bem gerenciada, a gestão pedagógica é a responsável por garantir os objetivos da escola, através do planejamento, do acompanhamento e da avaliação de desempenho dos alunos, dos professores e de toda a equipe escolar.
Ao assumir a gestão de uma escola, o gestor deve proporcionar condições para que ela se torne um ambiente educacional autônomo e que permita a participação das demais pessoas envolvidas na comunidade escolar.
O gestor escolar tem como principais objetivos:
- Liderar a equipe escolar;
- Envolver a comunidade escolar e aproximar as famílias da escola;
- Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico;
- Garantir o cumprimento do calendário escolar;
- Valorizar e coordenar os colaboradores e professores;
- Garantir o bom desempenho dos processos de ensino aprendizagem, intervindo quando for necessário;
- Criar condições para capacitação continuada dos professores e profissionais da escola;
- Gerir de forma transparente e responsável os recursos humanos, materiais e financeiros da escola;
Qual é a diferença entre o gestor escolar e o diretor da escola?
A figura do gestor escolar ganhou destaque a partir das reformulações da educação propostas após a adoção da gestão escolar democrática no final dos anos 1980.
Esse modelo de organização garante a participação de gestores, professores, funcionários, pais, alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar nas decisões, incentivando a criação de um ambiente horizontal e colaborativo.
Dessa forma, a gestão democrática escolar transformou os papéis e as funções envolvidas com a administração escolar.
O diretor passou a desempenhar um papel de gestor, com atuação voltada para a discussão, o debate e o relacionamento com a comunidade, com o objetivo de assegurar uma educação participativa e emancipadora.
Cinco habilidades de um bom gestor escolar
Além de habilidades técnicas, o gestor escolar deve desenvolver algumas competências que vão ter impacto positivo na sua relação com a escola.
Para gerir uma equipe diversa e autônoma, ele deve ter sensibilidade e tato para lidar com pessoas, responsabilidade e respeito.
Para desempenhar um papel de liderança e influência, é necessário construir e cultivar o diálogo entre as pessoas envolvidas na escola e fora dela.
Confira cinco habilidades esperadas de um bom gestor escolar:
1. Planejamento estratégico
Uma das funções do gestor escolar é a de coordenar a construção do PPP da escola. Essa tarefa exige: a participação de muitas pessoas envolvidas nos processos de escuta da comunidade escolar, planos de ação e relatórios complexos.
Para isso, o gestor deve planejar estratégias para atingir os objetivos da escola, delimitar prazos, delegar e coordenar as equipes.
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2. Mediação de conflitos
O diálogo com a comunidade escolar é essencial para construção de uma gestão escolar democrática, e isso envolve trabalhar com opiniões divergentes sobre as decisões da escola.
Dessa forma, o gestor deve agir como mediador, indicando os caminhos para atender as demandas de todas as pessoas envolvidas e garantir que os resultados sejam compartilhados por todos.
3. Motivação da equipe
Um bom gestor escolar deve envolver seus colaboradores e funcionários com os objetivos da escola e fazer com que todos se sintam como um time.
Faz parte de suas atribuições valorizar o desempenho dos colaboradores, estimular a busca por capacitações e melhorias, incentivar o bom relacionamento entre as equipes, entre outras funções.
O sucesso no desempenho da instituição depende do trabalho conjunto, em harmonia e com respeito. Logo, o gestor que sabe gerir os recursos humanos de sua organização garante bons resultados e uma equipe satisfeita e motivada.
4. Formação continuada
O gestor escolar deve estar em constante atualização. É importante fazer cursos que capacitem o profissional com novas técnicas de administração, com boas ferramentas e com métodos de gestão.
Assim como se ensina para os alunos, a educação não acaba na sala de aula. O gestor precisa caminhar junto com as mudanças que o mundo passa e levar conhecimento para o seu ambiente de trabalho.
5. Inovação em sala de aula
As escolas precisam trazer inovações que deem um diferencial competitivo frente a outras instituições. Por isso, o gestor deve conhecer ferramentas e metodologias de ensino inovadoras que transformem o ambiente educacional com o que há de melhor no mercado.
Além de conhecer as novidades, ele deve entender como elas podem ser úteis para a realidade da sua escola e capacitar os professores para aplicar as inovações em sala de aula.
Estratégias como o ensino híbrido e as metodologias ativas de aprendizagem são tópicos que devem fazer parte da rotina das escolas do futuro, já que promovem o protagonismo do aluno e mais engajamento com as aulas.
Conclusão
A escola é um espaço que permite a convivência, a construção e a socialização de saberes das pessoas que fazem parte dela. E, para isso, é essencial que todos os envolvidos tenham oportunidade para decidir, pensar e compartilhar, desenvolvendo autonomia no processo.
O papel do gestor escolar é garantir que a educação seja emancipadora e que os direitos sejam respeitados para toda a comunidade escolar.
Assim, além de administrar, o gestor representa um espaço que tem uma função social muito clara: formar cidadãos que vão transformar a sociedade.
Fonte: https://tutormundi.com/